RELATÓRIO SEMANAL – 24/06/2018 ATÉ 29/06/2018

RELATÓRIO SEMANAL – 24/06/2018 ATÉ 29/06/2018
RESPONSÁVEL ESCALADO: Al. Sd. DENY
OBJETIVOS GERAIS:
Resumo das atividades e ocorrências que houveram durante a semana do Curso de Formação de Soldados. Este relatório deve conter informações dos ocorridos a fim de manter registrado diversas situações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Cronograma de aulas;

• Alterações ocorridas;

• Instruções ou eventos externos;

• Quantitativos geral de FAD’s;

• Aluno Soldado recordista de FAD’s da semana;

• Aniversariantes;

• Outros sinistros importantes ocorridos.
QUANTITATIVO DE FAD’s:


Foram registrados 2 (nove) FADs de segunda-feira a sexta-feira até as 18:20h. Apenas o aluno Sd Bastos foi anotado durante esta semana, sendo constado mais de uma vez.


ANIVERSARIANTES:
Nesta semana nenhum dos alunos fez aniversário.


INFORMAÇÕES SOBRE INSTRUÇÕES:


DIA 24/06/2018.
Iniciamos a semana já no domingo a noite, reunindo-se na sede do 7ºBBM as 20:00 conforme determinado pela monitoria, para deslocar até Laguna, sendo que saímos de itajaí por volta de 22:00 hrs e chegamos ao destino por volta das 01:30 hrs.


DIA 25/06/2018
Na manhã de segunda-feira fomos recepcionados pelo Ten BM Schuelter e Ten BM Neto, que dividiram o pelotão em duas oficinas, sendo na oficina quente a equipe Alfa ficava equipada com EPR e instrução no container de Flashover pelo Ten Schuelter. Na oficina fria a equipe Bravo não usava EPR e foi passado buscas as cegas e outras técnicas de busca, assim como tipos de jatos com esguicho, utilização de jato atomizado para resfriar o ambiente para entrar e fazer busca, e também utilização de mangueira pressurizada e cabo como guia de buscas as cegas, pelo Ten Neto.

 

1

Dia 26/06/2018
Na terça-feira a equipada Alfa ficou na parte da manhã tendo instrução com o Ten Cel Barcelos, onde foram feitos simulações de entrada em ambiente com foco de incendio confinado, técnicas de verificação de calor no ambiente molhando a porta de acesso, abertura do acesso, uso de jato atomizado para resfriamento do ambiente, e posteriormente entrada e buscas. A equipe Bravo na parte da manhã teve instrução com o Ten Schuelter sobre técnicas de arrombamento de porta usando o Halligan, com um e com dois BM. Na parte da tarde as equipes inverteram as instruções entre si.

2

Dia 27/06/2018
Na quarta-feira na parte da manhã a equipe Bravo teve instrução com o Ten Marques sobre incêndio em liquidos inflamáveis. Foi utilizado um pequeno tanque com óleo queimado juntamente com óleo diesel para incendiar e feito combate com extintor PQS e espuma utilizando Propak. A equipe Alfa teve instrução com o Ten Schuelter e os sargentos Diego e Robson no container de combate a incêndios.

3

Dia 28/06/18
Na quinta-feira na parte da manhã a Equipe Bravo deslocou até o quartel de Laguna equipado com EPI para ter instrução com o Ten Schuelter sobre técnicas de resgate de vítimas utilizando escadas. Foi feito uma demonstração pelo Ten, que desceu o Al Sd Seyfferth como vítima, para mostrar como se faz o resgate de forma correta. Muitos dos Al Sd não acreditavam que era possível fazê-lo até ver que era possível. A equipe Alfa ficou com o Ten Marques e os Sgt Diego e Robson, dividos em equipes fazendo simulados da prova que ocorreria na sexta-feira. As equipes adentravam na edificação em chamas, faziam o combate e recebiam o feedback do Ten Marques sobre como foi o desempenho da equipe. Na parte da tarde as instruções foram invertidas entre as equipes Alfae Bravo. Ainda na quinta-feira, foi feito outro simulado com todo o pelotão, sobre uma situação real de incêndio em residência com 2 vítimas, com o pai das vítimas do lado de fora aguardando a chegada da guarnição, além de populares. Todas as equipes de 5 Al Sd atuaram na simulação, que aconteceu até meados de 00:00 hrs. Como o B5 era da última equipe, e não podia presenciar o simulado, não houve registro fotográfico desta atividade.

4

Dia 29/06/18
Na sexta-feira, último dia do curso, foi o dia da avaliação final. As equipes foram as mesmas da formação que fez as provas de montagem de estabelecimento em Itajaí, entretanto as funções de cada integrante seria sorteada na hora da prova, para que houvesse rodízio de funções. A prova de duas etapas tinha na primeira etapa: em equipes, equipar com EPI e EPR, montar o estabelecimento com 2 linhas de 1 ½ no tempo máximo de 4 minutos para tirar nota 7,0. Caso errasse ou fizesse acima deste tempo, repetiria a prova mas a nota máxima seria 7,0. Apenas duas equipes passaram na primeira tentativa, as demais precisaram refazer a primeira parte da prova. A segunda fase da prova era utilizar o ventilador, abrir uma saída de fumaça e adentrar na edificação para combater os focos do incêndio, e os Sgt Diego e Robson acompanhavam as equipes no interior da edificação avaliando o desempenho. As provas se extenderam até meados de 17:00, após, foi feito o registro fotográfico do curso, limpeza dos containers, equipamentos e outros ambientes, e acondicionamento dos materiais. Feito isso o pelotão teve o feedback do Ten Schuelter, onde fizemos os agradecimentos e elogios e críticas sobre o curso e o centro de treinamento. Ao final, fizemos a faxina nos alojamentos e retornamos para Itajaí, saindo de Laguna por volta de 21:00 e chegando na sede do 7ºBBM por volta de 00:30 hrs.

5

7º BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR
Av. Sete de Setembro, 1878, Fazenda
Itajaí - SC | CEP: 88301-202 | (47) 3398-6525

Segunda à sexta das 12:00h às 18:00h

7bbm
Logo sem fundo
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Quartel do Comando Geral - Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600