A reserva é algo almejado pelos Bombeiros Militares. Após tantos anos servindo à comunidade, prevenindo emergências e salvando vidas, nada mais justo que o descanso e a partir deste momento se dedicar a si próprio e sua família. O Subtenente Valdeci Machado do Corpo de Bombeiros Militar assinou a reserva dia 01/02/2018 depois de 38 anos de serviço dedicados à sociedade.

Nesta família outros irmãos também escolheram a profissão militar, o Cabo Valdemir Machado, também na reserva e Cabo Valmeci Machado ainda na ativa. O estilo de vida militar não influenciou apenas em sua carreira, trazendo valores como o respeito, disciplina e moralidade também para o seio familiar. Devido esses valores e grande admiração e orgulho, seus filhos decidiram seguir os mesmos passos e escolheram essa profissão honrada. O 2º Tenente Douglas Tomaz Machado e 2º Tenente Jefferson Luiz Machado prestando os mesmos serviços que seu pai no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, atualmente servindo as comunidades de Itajaí e Gaspar para continuar esse trabalho prestado à sociedade.

Início da Carreira Militar

A vida Militar de Valdeci Machado iniciou em 1982, quando serviu o Exército Brasileiro. Em 1987 ingressou na Polícia Militar como Soldado. Realizou o Curso de Cabo na PMSC em 1987, galgando essa graduação.

Moradia e família

Foram momentos difíceis, de uma forma geral para toda sociedade, passando por momentos de crise em Santa Catarina. A casa demorou anos para ser construída e mesmo inacabada já abrigava a família. Se recorda inclusive que para comprar a primeira televisão teve de fazer um financiamento.

Pensava no bem estar de toda sua família, em 1987 saiu da Costeira e foi morar no Rio Tavares pensando no futuro de sua família, saindo do morro no intuito de ficar longe de más influências. Sempre abnegado não ficou satisfeito apenas com isso, oferecendo parte do terreno para seus pais e irmãos, que na época moravam na Costeira e Morro do Mocotó. Atualmente moram todos próximos e ficaram longe dessas más influências graças a esse ato de amor.

Carreira PMSC

A maior parte de sua carreira na PMSC atuou como motorista na Diretoria de Apoio Logístico, quando criou gosto por dirigir. Ainda atuou em rondas com Viaturas e trânsito. Sempre muito correto e dedicado, estudava todas as leis de trânsito para poder aplicá-las, com foco na Legalidade e Impessoalidade.

Emancipação CBMSC

Em 2003 houve um marco em Santa Catarina, ocorrendo a emancipação entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar. Importante passo para as duas Corporações, que puderam crescer e se especializar em suas áreas, melhorando seu atendimento à comunidade. Nesta oportunidade o Cabo Valdeci tomou uma grande decisão que iria mudar drasticamente sua vida. Amava também a Polícia Militar, porém desejava se afastar dos perigos inerentes a essa profissão. Ainda vários outros fatores influenciaram em sua escolha. Querendo principalmente conhecer outras aptidões e novos desafios, decidiu ser Bombeiro Militar. Atualmente vê que foi uma decisão acertada, conquistando tudo o que desejou e ainda ganhou em troca o reconhecimento da sociedade.

Carreira CBMSC

Apesar da mudança, sua postura continuou a mesma, sempre dedicado. Atuou como Chefe de Socorro nas Guarnições, durante esse período, procurou estar sempre preparado para atender às necessidades da comunidade. Posteriormente atuou na prevenção de imóveis se atualizou com todas as normas no intuito de tornar eficientes os sistemas preventivos contra incêndio e pânico nessas edificações, com objetivo de exigir o previsto em Lei de forma justa e ainda dar um bom atendimento a todo o cidadão. Essa disciplina, ética e empatia foi o que sempre fez ganhar o respeito e admiração de seus colegas de trabalho e toda comunidade.

Além de vários outros cursos para se especializar na área da Corporação, como o Curso da Infraero e de APH, em 2007 realizou o curso de Sargento, para galgar mais essa graduação em sua carreira. O Curso de Aperfeiçoamento de Sargento foi realizado em 2013

Em 2014, quando completou 30 anos de serviço prestados ao Estado, recebeu uma Menção Honrosa do Governador.

Em 2017 e 2018 sua história esteve mais uma vez ligada a um marco da Corporação. Com a incorporação do SAMU ao Corpo de Bombeiros Militar o 1º Sargento Valdeci atuou com o Coronel João Batista Cordeiro Júnior para a gestão dessa Instituição.

Hoje depois de 38 anos de serviço dedicados à sociedade o que essa pessoa conquistou? Além das vidas salvas por meio dos atendimentos e por meio da prevenção, devido sua postura sempre correta, dedicação e empatia conquistou amigos. Amigos adquiridos ao longo dessa trajetória profissional e em suas atividades, como na sua paixão pelo futebol realizado no Ribeirão da Ilha e ainda tantos outros amigos que irá conquistar nessa nova trajetória na reserva militar.

Essa foi só uma pequena parte dessa grande história, uma tentativa singela de homenagear esse exemplo de Policial Militar, Bombeiro Militar, pai, esposo, irmão, amigo! Nessa sua história, que se confunde com a de muitos outros Policiais e Bombeiros Militares que marcaram a história dessas duas Corporações. Que continue a estimular esses valores de respeito, disciplina, moralidadee amizade a quem estiver a sua volta.

Com carinho de seus familiares e amigos.