Informações confiáveis são fundamentais em situações de emergência.

Durante toda a última semana a Defesa Civil de Santa Catarina acompanhou a formação de um ciclone extratropical no oceano atlântico, próximo ao litoral catarinense, emitindo os avisos meteorológicos e alertas necessários. Devido a informações não oficiais divulgadas nas redes sociais e WhatsApp, através de Fake News , milhares de catarinenses ficaram apreensivos.

"Com base em dados científicos e trabalho sério, como sempre é feito, conduzimos a situação vivenciada nesses últimos dias em Santa Catarina, a população catarinense foi informada de tudo no devido tempo pelo Governo do Estado", comentou o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, as medidas necessárias foram tomadas e todas as situações decorrente dos fortes ventos, que foram de intensidade moderada, foram atendidas.
"Convém destacar a atuação célere das equipes da CELESC e do CBMSC, que com suas equipes extras, colocadas em pontos estratégicos antecipadamente, foram essenciais naquele momento", completou o secretário.

Nos últimos anos a Defesa Civil catarinense deu salto quântico em relação as atividades e serviços prestados para a população. Para garantir a segurança das pessoas, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) faz o acompanhamento constante das condições meteorológicas. Este monitoramento é feito com base nas informações geradas pelos três radares meteorológicos e por imagens de satélite em tempo real. As avaliações dos dados são feitas pela Epagri/Ciram e filtradas pelos técnicos da Defesa Civil Estadual que fazem a emissão de alertas voltados para a Defesa Civil, quando necessário.
Assim, a Defesa Civil de Santa Catarina pede aos catarinenses que na dúvida confirmem as informações através do site e nas redes sociais da Defesa Civil e da Epagri-Ciram.

Em nosso Estado a população conta com o envio de alertas por SMS, ação pioneira no Brasil. O objetivo é informar os catarinenses sobre situações iminentes de desastres, emergência ou estado de calamidade pública, para a minimização dos riscos.

Para receber notificações de emergência é fácil. Basta cadastrar o Código de endereçamento postal (CEP) deseja ser monitorado. Para isso envie um SMS do seu celular para o número 40199, contendo apenas no corpo do texto o número do CEP (com ou sem hífen ou espaço). Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Já para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem "consultar" para o número 40199. O usuário receberá mensagem avisando se existe ou não algum CEP cadastrado para aquele número de celular.

***créditos Centro de Comunicação Social (CCS-CBMSC)