História

 

Em 1962, com uma população aproximada de 40 mil habitantes, Itajaí despontava como uma força emergente no cenário nacional. A existência de grandes indústrias madeireiras, cais de porto e terminais de petróleo tornavam o município um dos maiores níveis de periculosidade em relação ao risco de incêndio. Itajaí, porém, já possuía sua unidade de Bombeiro a dez anos. Uma unidade civil, com itajaienses que trabalhavam voluntariamente, criada pelo prefeito da época Paulo Bauer.

A demanda para os voluntários era crescente, e a situação era oportuna para o estado intervir na cidade, no qual destacou oito Bombeiros Militares para o município. Foi aí que se deu início à terceira Corporação de Bombeiros Militares em Santa Catarina, que antes, apenas Florianópolis e Blumenau contavam com este serviço. Com o passar dos anos, juntamente com o crescimento do município, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí foi evoluindo.

Em 1988 foi a segunda cidade do estado, e uma das primeiras do país, a receber o serviço de socorro de urgência pelo Corpo de Bombeiros Militar, através da doação de uma ambulância doada pela comunidade.

Em Santa Catarina, o 7º BAtalhão foi pioneira na área de salvamento aquático e mergulho, construindo, em 1998, o primeiro centro de treinamento. Assim, a unidade se tornou referência até hoje, os cursos de mergulho e salvamento aquático são reconhecidos e admirados por todo o Brasil.

No ano de 2006, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, já emancipado da Polícia Militar, transformou a companhia de Itajaí em Batalhão, ampliando as atribuições e sua própria importância na estrutura da Corporação.

Em 2011, passou a contar com a força tarefa zero sete, composta por 12 Bombeiros Militares titulares e 12 reservas. A frota possui 3 caminhonetes pick up 4×4, embarcações e equipamentos, que poderá ser empregada a qualquer hora, em situação de emergência ou calamidade no estado.

Presente em 17 municípios e contando com mais 200 Bombeiros Militares e Comunitários,  o 7º Batalhão está presente nas ruas 24 horas por dia, salvando e prevenindo vidas e bens de todos catarinenses.

Veja mais sobre essa história na Edição Especial da Revista Comemorativa dos 55 anos do 7º Batalhão do Cormpo de Bombeiros Militar em https://goo.gl/gBHZKD.

 

revista3

7º BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR
Av. Sete de Setembro, 1878, Fazenda
Itajaí - SC | CEP: 88301-202 | (47) 3398-6525

Segunda à sexta das 12:00h às 18:00h

7bbm
Logo sem fundo
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Quartel do Comando Geral - Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600